NOVAS TECNOLOGIAS PARA O SEU  CONDOMÍNIO

soluções para condominios

Sabemos que a preocupação com a violência faz parte cada vez mais do nosso cotidiano. A sensação de medo é ainda maior nas grandes cidades, onde a busca pela proteção às residências tem aumentado bastante. Embora os índices oficiais sempre tentem apontar para a redução destes tipos de crimes, as coisas na prática são bem diferentes. A intensa exposição na mídia de alguns casos específicos torna crescente a demanda no setor.

As empresas do ramo de segurança residencial confirmam que a procura pelos serviços tem aumentado, o que prova que o mercado está em expansão. Sendo assim, o artigo de hoje vai te deixar informado sobre o que há de mais recente para proteger o lugar que você mora. Vamos ver ainda que questões como sustentabilidade, por exemplo, também estão relacionadas a este tema. Confira a seguir quais são as novas tecnologias para condomínios residenciais:

Identificação biométrica

Já é comum em empresas e academias de ginástica o uso de aparelhos biométricos para permitir a entrada nestes estabelecimentos. A novidade agora é o uso deste recurso em condomínios residenciais. Nestes casos, a entrada só é permitida quando colocamos nossas impressões digitais para a máquina nos identificar. Há edifícios em que o morador precisa passar por dois portões, sendo um deles com entrada biométrica e outro com controle remoto. Existem também elevadores que só permitem a locomoção para o andar após reconhecerem as digitais ou as imagens faciais que foram cadastradas. As tecnologias biométricas também podem ser reconhecidas pela voz, palma das mãos e retina.

A evolução do monitoramento por câmeras

O monitoramento em condomínios residenciais já é uma prática antiga. A novidade tecnológica atual é a forma remota como as câmeras podem ser visualizadas. Hoje em dia, é possível monitorar praticamente todas as partes da sua propriedade. Até os funcionários podem ser fiscalizados pelos condôminos. As câmeras são visualizadas em qualquer lugar, através de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

A sustentabilidade também influi na segurança?

A sustentabilidade tem relação sim com a segurança, já que a maioria dos aparatos tecnológicos precisa de energia para funcionar. E, como a escassez de água e de energia elétrica tem sido frequente em nosso país, é preciso investir em sistemas alternativos de geração de energia, não contando apenas com geradores movidos a combustível. Já são comuns residências que instalam antenas de captação de energia solar ou estações de energia eólica. Com relação à água, há sistemas de reaproveitamento nos próprios condomínios. Também existem formas de captação de águas das chuvas para serem usadas em casas ou apartamentos.

A importância das redes sociais

As redes sociais exercem um papel fundamental em condomínios residenciais. A criação de redes, que só permitem a participação de condôminos, fortalece os fluxos de comunicação internamente. Os moradores podem trocar ideias e detectar com mais rapidez pontos de vulnerabilidade, sendo fundamentais para quem fica o dia inteiro fora de casa e pode acessar a rede do trabalho. O diálogo com o síndico também é facilitado, bem como as mensagens que precisam ser transmitidas aos funcionários. Ou seja, não há como negar que as redes sociais são inovações que contribuem para a proteção de onde você mora.

Fonte: http://www.telealarme.com/blog/tecnologias-para-condominios-residenciais/

Deixe um comentário

WhatsApp chat