Novas tecnologias e tendências no estacionamento

Tão difícil quanto se locomover pelas cidades é estacionar o carro, uma das questões mais complexas no estudo dos empreendimentos de grande fluxo. Se até bem pouco tempo o “combo” antedimento e inovação não era associado às soluções dos estacionamentos, as novas tecnologias hoje são indispensáveis para facilitar a vida dos motoristas. Diante de um cenário cada vez mais competitivo, investir nessas estratégias de atendimento pode se tornar um diferencial e fortalecer o seu posicionamento no mercado. Afinal, o que importa é cativar quem sempre foi a razão principal de qualquer negócio: o cliente.

“Os estacionamentos já foram vistos como um mal necessário, construídos apenas para atender a legislação. Mas hoje sabemos que se o cliente não é bem atendido nesse setor, que é a porta de entrada no empreendimento, pode colocar a perder todo o esforço que é feito pelo marketing para aumentar as experiências e fidelização. Em todos estes anos de operação em shoppings, sempre busquei subsidiar e incentivar a indústria a investir em diferenciais que estivessem em consonância com esse pensamento. É este o DNA do Portal Parking”, explica o consultor Fernando Braz.

Então, que tal ir além? A preocupação não é mais operar vagas, e sim a qualidade no atendimento com foco na percepção de valor, exclusividade e fidelidade do consumidor. Descubra as iniciativas disponíveis para maximizar resultados, abrindo caminho para novos modelos de operação e gerenciamento das garagens.

Controle de Vagas

Vaga ocupada? O sinal luminoso – visível a dezenas de metros – fica vermelho. Se houver disponibilidade de vaga, ele fica verde. Além de evitar a frustração do cliente pela demora em localizar local para estacionar, estas tecnologias estão em constante evolução e hoje temos a utilização de câmeras e softwares por vagas, que ajudam até na localização do veículo no retorno das compras. A receita para uma boa solução em sistema de controle de vagas é ligar os elos entre qualidade de serviço e exclusividade.

Garagem Robotizada

A questão da disponibilidade de vaga para veículos assume-se como uma das mais complexas no estudo da cidade de hoje, pela necessidade de superfície que acarreta. As soluções robotizadas impõem-se como alternativa, pela facilidade com que se articulam diferentes panoramas construídos, trazendo evidentes vantagens ao nível do aproveitamento dos espaços, conforto, segurança, economia e velocidade de operação. Para trazer todos os detalhes dessa operação no Brasil, convidamos o especialista da empresa KTECES, Paul Bates, em matéria especial aqui.

TAG e Celular como aliados

Você deve lembrar da época em que apenas dinheiro era aceito nos pontos de cobrança, e posteriormente cartões de crédito e máquinas de pagamento automáticas (APS). Como nenhuma destas soluções impedia filas em momentos de picos de movimento, o futuro é o uso de smartphones, seja para pagamento, controle de operações especiais (Vip e eventos) e até mesmo como “papa-filas”. Tudo isto não resulta apenas em melhor atendimento ao cliente, mas se traduz na redução de custos operacionais, de manutenção, de tesouraria, além do benefício ecológico, com a redução do uso de papel.

Outra grande facilidade é o uso de TAG´s/RFID (Radio Frequency Identifications). Utilizado inicialmente nos pedágios, esta solução substitui os tradicionais emissores de ticket por uma antena na cancela e um tag colado no para-brisa, que controla o acesso com mais velocidade e segurança na operação. O sucesso da utilização dessas soluções integradoras foi tão grande, que hoje a expectativa de crescimento é ainda maior, fortalecida pela entrada de novas empresas neste segmento.

Maior Controle e Transparência

Os sistemas estão em constante evolução, em consonância com o grande desafio que é a profissionalização da indústria do estacionamento. Essas novas soluções visam maximizar os resultados financeiros, com maior segurança, banco de dados que não podem ser alterados e relatórios que refletem exatamente as operações do estacionamento. Tudo registrado em tempo real e com possibilidade de serem auditados no banco de dados original – exportados para sistemas ERP e tabelas Excel.

Além dos dados locais, é importante que todos os acessos sejam salvos na nuvem (Cloud Computing), possibilitando manutenção e suporte por unidade onde o administrador estiver, de seu computador, tables ou smartphone. É a gestão completa dos estacionamentos na ponta dos dedos: Relatórios, veículos que estão no pátio, situação do caixa, faturamento e todas as informações necessárias para a gestão integrada. Os validadores manuais online completam essa solução móvel, com “papa-filas” em momentos de pico de movimento para melhorar o atendimento.

Soluções Ecológicas

A oferta de novas tecnologias em iluminação – e até mesmo pintura e tratamento de afluentes com digestão biológica – melhorou consideravelmente a imagem dos estacionamentos no Brasil na última década. Ter uma garagem mais ecológica ainda pode gerar redução de custos e emissões de carbono das instalações. No artigo do consultor Geraldo Antunes, aqui, você vai descobrir soluções.

Fonte: https://www.portalparking.com.br/single-post/2017/02/05/O-Futuro-Chegou—novas-tecnologias-e-tend%C3%AAncias-no-estacionamento

Deixe um comentário

WhatsApp chat